Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que é o Jainismo?

O jainismo é uma religião que foi fundada na Índia no século VI a.C por Mahavira. É uma religião que não reconhece a autoridade dos brâmanes nem dos textos Vedas.
Os jainistas (ou jinistas) consideram que sua religião é mais antiga do que o hinduímo, o que não é verdade. O que se sabe é que o jainismo surgiu na forma atual por volta do século V a. C, na Índia.
Para os jainistas, o carma é ao mesmo tempo processo e substância. Assim como o budismo e o hinduísmo, o jainismo crê que no dualismo ação e reação (as ações produzem reações), com a diferença de que o carma se incorpora à alma como se fosse uma substância.
Os jainistas não vêem Mahavira como fundador da religião, que acreditam ser eterna. Mahavira seria apenas um tirthankara – ser que conseguiu se libertar dos “ciclos de renascimento” e alcançar a perfeição espiritual.
Os principais festivais jainistas são o Mastakabhisheka, o Kartik Purnima, o Kartik Purnima, o Mahavira Jayanti (celebração do nascimento de Mahavira) e o Divali (interpretação jainista do Festival das Luzes indiano).
Não há apenas uma vertente jainista. Como na maioria das religiões, existem vários ramos e subdivisões. Alguns, por exemplo, são absolutamente contra o culto de imagens.
Se você acha que os jainistas são “um tanto exagerados”, veja mais essa: muitos monges jainas mantém a parte inferior do rosto coberta (normalmente lenços ou uma espécie de “máscara cirúrgica”) para conservar a boca fechada e, assim, evitar engolir sem querer qualquer ser vivo que voe.
Os monges jainistas – ou jainas – pregam o desapego das coisas materiais. Tanto que uma parcela desses devotos não usa vestimentas. Eles passam anos sem vestir qualquer tipo de roupa.

Referências: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2011/07/12-topicos-interessantes-e-curiosos.html 

3 comentários: